Lua_ +
  _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento       _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento                  
                 
 
DICAS JEITO E TALENTO
  RELIGIÃO
RELIGIÃO
 
RELIGIÃO, FÉ, PEREGRINAÇÃO, CAMINHO DA FÉ, CAMINHO DE COMPOSTELA, DEUS, JESUS CRISTO...

menu dicas DICAS DE BATIZADO NA IGREJAO QUE LEVAR NUMA PEREGRINAÇÃO LONGAPONTOS TURÍSTICOS EM JERUSALÉMCIDADES RELIGIOSAS DO BRASILCOMO SE PREPARAR PARA FAZER UMA PEREGRINAÇÃODICAS DE PEREGRINAÇÃO PARA CICLISTASQUE DOCUMENTOS LEVARA ESCOLHA DA ÉPOCA

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
05 - DICAS DE PEREGRINAÇÃO PARA CICLISTAS _Guardião - Segurança Eletrônica _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo
 

 

" Para fazer este caminho de uma forma agradável, curtindo a paisagem, conversando com as pessoas e aproveitando as cidades por onde passar recomendo percorrer o caminho de bicicleta em 7 dias, algumas pessoas podem fazêlo em 4 , isso depende do um preparo físico de casa um. Mas, nese caso, você curtirá menos a viagem.

1º dia – Tambaú-Casa Branca-Vargem Grande do Sul – 77 km
Até Casa Branca são 35 quilômetros, com 570 metros de desnível de altitude. Quase todo por trilhas, em meio a plantações de batata, laranja, canaviais e cafezais. No meio do caminho uma igrejinha no meio do nada chama a atenção. A igreja de Luis Pedreiro foi construída em 1900 por imigrantes italianos.
De Casa Branca até Vargem Grande são mais 32 quilômetros, com 350 metros de desnível de altitude, saindo de Casa Branca percorremos 6 quilômetros pelo asfalto e depois o caminho novamente segue por trilhas e estradinhas de terra.
A cidade de Vargem Grande tem uma boa infra-estrutura, com bancos, hotéis e restaurantes.

2º dia: Vargem Grande-Águas da Prata – 45 km
Um trecho com bastante subida e também descidas radicais. A paisagem fica bem diferente do dia anterior, estamos entrando na região da Serra da Mantiqueira, lindas, paisagens, principalmente durante as descidas. O caminho é bem aberto, se o sol estiver forte a coisa pode pegar. Após muita subida e descida passamos pela pequena cidade de São Roque da Fartura. Seguindo as setas amarelas atravessamos a cidade até chegar a um asfalto. Se por acaso estive meio cansado, a dica é seguir a direita pelo asfalto subindo. No fim da subida encontramos novamente com a sinalização do caminho. A opção em frente, pela terra é para passar em frente uma pousada. Além da volta ser maior a subida é bem forte e volta de novo para o mesmo asfalto. É bom lembrar que ainda tem mais subida pela frente. A recompensa de todo o esforço é a chegada em Águas da prata é sensacional, uma descida inesquecível!

3º dia: Águas da Prata- Andradas – 32 km
De bike a dica é subir pela estrada que vai para o pico do gavião, pois se seguir pelo caminho dos caminhantes, vai ser só empurra bike. Após cinco quilômetros e meio encontramos novamente com a sinalização do caminho. Até o quilômetro 12, pequenas subidas se alternam com pequenas descidas. E não deixe de parar aí (km 12) na ponte de pedra, um lugar muito bonito e de muita paz, é a parada obrigatória dos peregrinos. A partir daí a subida fica mais constante. Vamos passar pela entrada da estrada que leva até o Pico do Gavião, que é bastante conhecido no meio do pessoal do vôo livre. Após a divisa de estados (sempre que entramos em um município uma placa do caminho indica, sempre com informações da cidade como população, o que produz...) subimos mais um pouco até o início da descida. Fique atento para não passar direto, pois antes de chegar à pousada do Pico do Gavião no fim da descida, o caminho desvia para a direita. Se por acaso errar o caminho sai também na cidade, mas este desvio é um dos trechos mais bonitos do roteiro. Só cuidado, pois a descida é bem radical, com muitas pedras e muito técnica.

4º dia: Andradas-Ouro Fino- Inconfidentes- Borda da Mata – 75 km – 1275 de desnível.

Quando você estiver em Andradas e souberem que você está percorrendo o Caminho da Fé, todos vão comentar, tem a subida da Serra dos Lima. É um terrorismo, que dá medo, mas logo passa após atravessarmos o trecho. Subida mesmo, forte são dois quilômetros na Serra dos Lima. Para frente virá coisa muito pior! Curta a bela paisagem.

A chegada em Ouro Fino é bem legal, pois logo quando avistamos a cidade uma imensa estátua de um menino na porteira dá as boas vindas aos visitantes. Quem não escutou a música sertaneja de Sérgio Reis “o menino da porteira”, se tornou o símbolo da cidade. Se você for carimbar a credencial do peregrino na igreja, se prepare para subir, pois a igreja fica bem no alto, a cidade fica em um morro, inclusive as meninas de lá tem fama de ter as pernas grossas de tanto subir os morros da cidade.

Seguindo as flechas amarelas, nosso próximo destino final é a cidade de Borda da mata, distante a 30 quilômetros, antes passa pela pequenina e simpática cidade de Inconfidentes. Não deixe de carimbar o passaporte no Bar do Maurão, é uma pessoa bastante simpática e já bastante conhecido entre os peregrinos. A pedalada até lá é uma das mais agradáveis de pedalar por todo o caminho, uma gostosa estradinha de terra, que liga as duas cidades, com muita descida. De lá até Borda da Mata vamos ter algumas subidinhas, mas isso próximo da cidade que é conhecida como a cidade dos pijamas. Recentemente a igreja local se tornou um Santuário, orgulho para a cidade.

5º dia - Borda da Mata-Tocos do Moji - Estiva – 38 km – 1255 de desnível

Com certeza o trecho mais difícil de todo o trajeto. Até a cidade de Tocos do Moji as subidas são intermináveis. Uma dica para cortar legal estas subidas é seguir pela estrada Borda Tocos, que também é de terra. Com certeza suas pernas vão agradecer. Em tocos do Moji não deixe de comer o pastel de farinha na pastelaria na rua principal da cidade (a cidade é praticamente uma rua). De tocos do Moji até Extrema é um verdadeiro “Rompe Pernas”. Resumindo é muita subida. Tem trechos inacreditáveis onde você sobe, sobe e sobe, aí após despencar morro abaixo subimos tudo novamente.


6º dia – Estiva- Consolação-Paraisópolis-São Bento do Sapucaí– 62 km – 1192 m de desnível.

De Estiva até Paraisópolis, são 40 quilômetros com 892 metros de desnível, bem pesado, pois tem uma outra montanha “rompe pernas” para atravessar. Saindo de Estiva, seguindo as flechas amarelas nos postes, vamos atravessa a Rodovia Fernão Dias pela Passarela. Neste trecho cuidado para não se confundir, pois umas setas azuis indicam Caminho, deve ser algum caminho concorrente. A serra que atravessamos antes de chegar a Consolação é dura, mas a paisagem mostra que a Serra da Mantiqueira é um local maravilhoso, parecemos estar no topo do Brasil. Inesquecível. A descida até a cidade de Consolação é bastante forte e perigosa, muito cuidado. Após passar pela cidade de Consolação a dica é esquecer as flechas amarelas e seguir pela estrada principal até Paraisópolis, sempre na estrada principal. Pois seguindo pelo caminho a volta é grande e as subidas são insanas, não vale a pena e não acrescenta em nada.

De Paraisópolis até São Bento do Sapucaí o trajeto é bem mais tranqüilo, percorremos uns 6 quilômetros pelo Asfalto e depois o caminho desvia por uma gostosa estradinha de terra. O ponto alto neste trecho é a linda vista da Pedra do Baú, quando estivermos bem próximos da cidade de São Bento.

7º dia – São Bento do Sapucaí-Sapucaí Mirim- Santo Antônio do Pinhal- Aparecida – 75 km

No último dia de pedal é uma jornada na maior parte com trechos pelo asfalto. Subida mesmo, somente até Santo Antônio do Pinhal, mas nada parecido com o que passou. O que predomina neste dia é a grande quantidade de descidas e retas. O grande lance é poder chegar a Aparecida antes do fim da tarde, pois a chegada na basílica, em meio à multidão de fiéis é algo que emociona.

De São Bento até Sapucaí Mirim, a dica é esquecer as flechas amarelas e seguir pelo asfalto até a cidade, são mais ou menos 6 quilômetros, pois com isso desviaremos de outra montanha “Rompe Pernas” que também não nos acrescenta em nada. Se estiver bem de pernas aí à coisa é diferente, siga as flechas amarelas. Passando Sapucaí Mirim o caminho segue pelo asfalto, por uns 5 km até o Bairro da Ponte, onde desviamos por uma estradinha de terra, acompanhados de uma subidinha bem chatinha. A esta altura, depois de vários dias de pedal, qualquer subida já não é bem vinda. A estradinha de terra termina no asfalto da estrada velha que vai para Campos do Jordão. Se estiver muito cansado esqueça indicação do caminho e siga a direita no asfalto e logo a frente em um pequeno trevo entre a esquerda seguindo as placas Santo Antônio do Pinhal. Se tiver pernas e fôlego para mais subidas fortes, siga as indicações do caminho. Vamos seguir uns 3 quilômetros pelo asfalto e depois pegamos uma agradável e bonita estradinha de terra, que liga bem à frente, no mesmo asfalto da dica anterior que dei para os mais cansados. A chegada em Santo Antônio do Pinhal é pelo asfalto. A cidade é talvez a mais turística do caminho. Se por acaso optar em hospedar lá e for fim de semana, é importante fazer antes a reserva em uma pousada ou hotel. A cidade possui uma excelente infra-estrutura turística, com bons hotéis, pousadas, restaurantes, para todos os gostos e bolsos. A partir de Santo Antonio do Pinhal as flechas amarelas e as placas indicativas que foram nossas companheiras durante todo o caminho praticamente somem. A idéia que passa é que a prefeitura local não comprou muito a idéia do Caminho da Fé. Mas isso não atrapalha em nada nossa viagem. O trajeto até Aparecida do Norte é todo pelo asfalto. Pegamos apenas uma subida de uns dois quilômetros saindo de S.A. Pinhal. Em seguida, muita descida. Procure sempre pedalar no acostamento, pois parte do caminho é pela estrada que liga a Campos do Jordão. O Caminho dos caminhantes segue pela linha de trem ao lado da estrada. Até tentei seguir por ela, mas vi que seria um longo trecho de empurra bike e desisti. A descida termina no posto de polícia rodoviária. Logo em seguida entre a esquerda no trevo seguindo placas Pindamonhangaba. Daí em diante é puro pedal na estrada, pois o caminho segue praticamente plano até Aparecida. Uns dois quilômetros antes de chegar a Aparecida, o retão termina em uma ponte, a dica é seguir pela estradinha de terra a esquerda da ponte. E depois na porteira, seguir pela trilha a direita que atravessa a linha de trem. Chegamos a Aparecida do Norte por trilha! Muito gostoso. Chegamos a um bairro simples da cidade, dali é só se informar com algum morador local que em 15 minutos no máximo terminamos a peregrinação de bicicleta pelo Caminho da fé na imponente Basílica de Aparecida do Norte. Lá no centro de recepção aos romeiros você apresentará sua credencial de peregrino e receberá um certificado que atesta sua participação como Peregrino no Caminho da Fé."

www.dicas.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte MENSAGENS PARA DEBUTANTES_dicas JT
 
  PALAVRAS-CRUZADAS DE DEBUTANTES_passatempos JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Eletroserv = material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas = Eletroserv...
 
 
06 - PONTOS TURÍSTICOS EM JERUSALÉM _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais
 

 

" O Monte das Oliveiras está no leste da Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel. É formado por três picos, atingindo, no seu máximo, 818 metros. Foi o palco de muitos ensinamentos transmitidos por Jesus. A altura do Monte das Oliveiras proporciona uma vista espetacular para a Cidade Antiga de Jerusalém e para o Monte do Templo.
O Monte Sinai é o local em que ocorreram várias passagens bíblicas muito importantes. Segundo a tradição cristã, foi nele que Moisés recebeu de Deus as Tábuas com os dez mandamentos. Também é no Monte Sinai que aconteceu a última ceia de Jesus, antes da Sua prisão e crucificação.

O monte possui aproximadamente 2290 metros. Em sua volta construíram diversas igrejas, capelas e outras construções em homenagem a passagens bíblicas que aconteceram ali.
Aqueles que quiserem, poderão subir o Monte Sinai. Para fazê-lo, é necessário alguns itens, como uma lanterna média (existem lugares para compra no local por aproximadamente U$6) e agasalho, já que a temperatura é baixa mesmo no verão, chegando aos 8 graus com muito vento. Informamos que esta subida é difícil, não sendo aconselhável para pessoas com problemas de saúde. A subida leva de 3 a 4 horas e meia. Todas as outras informações de e ministrações serão passadas ao pé do Monte Sinai e Horebe com todo o grupo.


As margens do Rio Nilo é citado na Bíblia como local onde o menino Moisés foi encontrado numa cesta pela filha do faraó (Exôdo).
O Nilo é um dos maiores rios do mundo em extensão e volume de água (perdendo apenas para o Amazonas). É fundamental para vários países do norte africano e foi berço de muitas civilizações antigas (como os antigos reinos egípcios). Começa pouco abaixo da linha do Equador e termina desaguando no Mar Mediterrâneo. Suas famosas cheias permitem a agricultura em suas margens, além de uma flora muito desenvolvida.

O tanque de Betesda é um local na Bíblia em que havia várias peregrinações que objetivavam se curar de diversas enfermidades através de suas águas, conhecidas por terem realizado várias proezas.

O tanque ficava próximo à Porta das Ovelhas. O Evangelho de João, capítulo 5, Jesus Cristo realizou no Tanque de Betesda um dos seus milagres mais incríveis: um homem que fora paralítico durante trinta e oito anos foi curado.
O Muro das Lamentações é última ruína do antigo templo de Herodes, demolido por Tito no ano de 70. É um local muito importante, principalmente para o judaísmo. O muro foi construído por Herodes, o Grande, para cercar o Monte Moriá e extender o terreno em que foram erguidos o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém (local designado atualmente como Esplanada das Mesquitas).

O Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Qotel HaMa’aravi, em hebraico), é o local mais sagrado do judaísmo.Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da sua reabilitação por Israel, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo.
Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do Monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas.

O Primeiro Templo, ou Templo de Salomão, foi construído no século X a.C., e derrubado pelos babilónios em 586 a.C.. O Segundo Templo, entretanto, foi construído por Esdras e Neemias na época do Exílio da Babilónia, e voltou a ser destruído pelos romanos no ano 70 da nossa era, durante a Grande Revolta Judaica. Deste modo, cada templo esteve erguido durante 400 anos.Quando as legiões do imperador Tito destruíram o templo, só uma parte do muro exterior ficou em pé. Tito deixou este muro para que os judeus tivessem a amarga lembrança de que Roma vencera a Judeia (daí o nome de Muro das Lamentações). Os judeus, porém, atribuíram-no a uma promessa feita por Deus, segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do sagrado templo como símbolo da sua aliança perpétua com o povo judeu. Os judeus têm pregado frente a este muro durante os derradeiros dois milénios, crendo que este é o lugar acessível mais sagrado da Terra, já que não podem aceder ao interior da Esplanada das Mesquitas, que seria ainda mais sagrado.

Celebração de um B’nai Mitzvá na esplanada frente ao Muro das Lamentações.A tradição de introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro tem vários séculos de antiguidade. Entre as petições dos judeus estão ferventes súplicas a Deus para que regresse à terra de Israel, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do templo (o terceiro), e a chegada da era messiânica com a chegada do Messias judeu.O Muro das Lamentações é sagrado para os judeus devido a ser o último pedaço do muro que rodeava o Templo pelos lados sul e leste. Alem disso, o Muro é o lugar mais próximo do sancta sanctorum ou lugar “sagrado entre os sagrados” (1 Reis 8:6-8). Das três secções do muro, a do leste, do sul e do oeste, a do oeste é o lugar tradicional de oração (daí o seu nome em hebraico, Hakótel Hama’araví, “o Muro Ocidental”). Na Esplanada das Mesquitas, rodeada pelo Muro, os muçulmanos construíram ao longo dos séculos a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa.

Massada é um montanha naturalmente protegida na Judéia, perto do Mar Morto. Foi o local em que Herodes escolheu para erguer sua fortaleza. É um lugar muito bonito não só por essa fortaleza, mas também pela natural e pela visão extraordinária que possui.

Por ser símbolo da resistência da Judéia, ainda hoje é utilizado como local de juramento do exército de Israel jura fidelidade com o lema “Massada não cairá nunca mais”.

O Rio Jordão é um rio de grande importância para o cristianismo, localizado na Terra Santa. Divide Israel e a Jordânia. O rio termina desaguando no Mar Morto. É uma das principais fontes de água de Israel e para a Jordânia.

Segundo os relatos dos Evangelhos, João Batista pregava nos entornos do rio Jordão. Também foi o local em que Jesus foi batizado. Além disso, é nas suas proximidades que aconteceu o período das Suas tentações.

O Cenáculo é local onde ocorreu a Última Ceia de Jesus Cristo. Hoje em dia, foi construído um grande templo em Sua devoção. O prédio do Cenáculo é uma tem dois andares e fica junto de várias construções religiosas alto do Monte Sião.

Os franciscanos construíram o andar superior em homenagem à Última Ceia. Também é conhecida como “a sala superior”, já que segundo a tradição cristã foi nela que o Espírito Santo abençoou os Discípulos em Pentecostes (Atos 2:2-3).
Corinto foi uma das cidades mais prósperas da Grécia Antiga, tanto comercialmente (por sua localização) quanto em sua arte. A cidade é conhecida por seus vasos de cerâmica.

Corinto é famosa por ter sido uma das cidades visitadas pelo apóstolo Paulo em suas viagens missionárias. Foi nela que escreveu a Epístola aos Coríntios.

O Monte Scopus é um dos raros lugares de onde se consegue ver tanto o Mar Morto quanto o Domo da Rocha. Justamente por causa disso, o Monte Scopus possui uma vista incrivelmente deslumbrante.

Foi no Monte Scopus também o local de fundação da Universidade Hebraica de Jerusalém foi fundada aqui em 1925. Depois de 1967, fim de uma disputa territorial entre Israel e Jordânia, tanto a Universidade e quanto seu hospital puderam ser fundados novamente, ajudando a compor a paisagem sensacional.
O Mar Vermelho é famoso pela travessia conduzida por Moisés do povo judeu, recém libertado pelos Egípcios, a caminho de Israel. Também é conhecido por ter uma biodiversidade exuberante, tanto de peixes quanto de corais.

O Mar Vermelho possui águas relativamente quentes, variando entre 21 e 25 graus Celsius na sua superfície. Alguns dos principais países banhados por suas águas são Egito, Israel, Arábia Saudita, Jordânia e Sudão."

www.dicas.jeitoetalento.com.br
 



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Dicas|dicas jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal MENSAGENS PARA DEBUTANTES_frases JT
 
  DECORAÇÃO DE FESTAS_fotografando JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Eletroserv = material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas = Eletroserv...
 
 
07 - DICAS DE BATIZADO NA IGREJA _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas
 

 

"CERIMÓNIA RELIGIOSA

1 - Comece por ir falar com o sacerdote da sua paróquia com um mínimo de dois meses de antecedência, para marcar uma data para o batizado e realizar o curso de preparação para o batizado, que os pais e padrinhos terão de fazer.

2 - Se quer fazer o batizado em outra paróquia que não seja a sua, deve informar o sacerdote para que este lhe dê a autorização de transferência.

3 - Caso opte por convidar um padre seu conhecido e amigo da família para celebrar a missa e o batizado, deverá também ir à sua paróquia e indicar a sua escolha de padre e como vai realizar a cerimónia, para que fique registado no processo.

4 - O batizado pode ou não ser acompanhado de missa.

5 - Tenha em conta os horários do bebê, para a cerimónia não coincidir com os horários de comidas, banho, etc.

6 - Prepare a roupa do batizado com tempo, para que o seu bebé esteja bonito para este dia tão especial. Ainda que o ideal seja o branco, caso não opte por esta cor, deve ter uma manta batismal branca para envolver o bebé no momento do batismo. Branca porque esta cor simboliza a dignidade cristã e vida nova recebida através dos sinais da água e do óleo.

7 - Não se esqueça da vela de batismo, um dos elementos mais importantes da cerimónia. Esta significa que Cristo é a Luz do Mundo, sendo um elemento que acompanha um cristão para o resto da vida. Por exemplo, para se fazer o crisma é preciso esta mesma vela.

8 - Para derramar a água sobre a cabeça pode optar por levar uma concha batismal que ficará também como recordação.

9 - É costume os pais terem uma lembrança para os convidados. Geralmente com referência ao dia do batizado e ao nome do bebê. Por vezes um pequeno cartão com uma imagem de um anjo ou um santo, que se compra nas lojas cristãs.

10 - Pode optar por um batizado mais íntimo, só com os familiares mais directos e amigos mais próximos ou por um batizado maior com vários amigos e família onde transmite um maior sentimento de comunidade cristã.

11 - Uma sugestão para a cerimónia: junte todas as crianças convidadas perto da pia batismal em vez de ficarem sentadas nos bancos da igreja.

12 - Pode contratar um fotógrafo profissional para que registre este dia para a posteridade ou pode optar por confiar na ajuda dos seus familiares e amigos que se podem encarregar de tirar fotografias ou até mesmo filmar.


13 - Não se esqueça de no final, guardar tudo muito bem (roupa, vela, concha, lembrança, acessórios…), porque, com certeza, vai querer conservar tudo para sempre."

www.dicas.jeitoetalento.com.br
 



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer MENSAGENS PARA DEBUTANTES_dicas JT
 
  REVISTA EVENTOS E FESTAS_revistas JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Eletroserv = material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas = Eletroserv...
 
 
08 - CIDADES RELIGIOSAS DO BRASIL _Tendas Global_tendas, palcos, locação _Sartori Informática_micros-cursos-internet à rádio
 

 

"Cidade de Aparecida/SP

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida fica na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo. O relato que fez dali um lugar religioso evoca três pescadores que, ao lançarem as suas redes, quase em desistência pelo resultado fraco de suas anteriores tentativas, acabaram por fisgar uma imagem de Nossa Senhora. Logo após o feito, a pesca tornou-se abundante. Então, espantados, compreederam no fato um sinal de revelação, atribuindo-o a um milagre da Virgem Morena, a nossa senhora no simbolismo religioso latinoamericano. Improvisaram um altar e, naquela mesma tarde, toda a vizinhança se reuniu para a reza do terço, que se tornou tradição na vila, hoje cidade de Aparecida. A Catedral-Basílica, mais conhecida por "Basílica Nova", a terceira construída no município, foi inaugurada em 1955 e solenemente sagrada no dia 4 de julho de 1980 pelo Papa João Paulo II, em visita ao Brasil. É o terceiro maior templo católico do mundo, no formato de uma cruz grega, e sua torre tem 100 metros de altura. No total, pode abrigar cerca de 75 mil fiéis. O Município de Aparecida está situado a 168 km de São Paulo, a leste do estado, na microrregião denominada Vale do Paraíba. Cerca de 8 milhões de romeiros visitam a cidade durante o ano, sobretudo nas datas mais importantes do calendário cristão. Durante as romarias e peregrinações, existem apoios da própria Basílica, com ambulatórios, sala de batizado, capela de penitência, sala de promessas, berçário e salão para refeições, além de bazar e exposição, museu e estacionamento. Pelas ruas da cidade, e próximo ao santuário, há uma infinidade de barracas de vendas com temas religiosos. Saindo da capital, dá para ir e voltar num dia.

Brejo da Madre de Deus/ PE

A cidade se encontra em nossa lista única e exclusivamente por abrigar a Fazenda Nova, conhecida por muitos como Nova Jerusalém, que faz a céu aberto a maior encenação do gênero no mundo, reproduzindo fielmente o cenário e episódio da morte de Cristo na cruz do calvário. Levando em consideração atores e figurantes, o número de envolvidos na apresentação ultrapassa quinhentas pessoas.


Bom Jesus da Lapa/BA

Bom Jesus da Lapa é famosa em todo o Brasil, justamente por promover a Romaria, uma das principais festas católicas do País e, que por isso mesmo, não pode ficar de fora de nossa lista de destinos nacionais para a ocasião. A região fica localizada na Bahia e pode ser acessada a partir de sua capital Salvador, dirigindo através de uma das três principais rodovias da região.

Festa do Círio de Nazaré

Esta festa que mobiliza a cidade de Belém remonta à lenda do aparecimento da imagem de Nossa Senhora de Nazaré próxima ao rio Igarapé. Conta-se que a imagem foi avistada por Plácido José de Souza, caboclo que morava na região, que decidiu então levar a imagem da santa para o barraco onde morava. Ali, em um altar humilde, passou a venerá-la. Logo no dia seguinte, a imagem não amanheceu no altar da casa de Plácido que, sem saber o que se passara, saiu a procurar pela estrada, indo parar às margens do Murutucu. A surpresa se deu quando encontrou a imagem novamente entre as pedras. Segundo os relatos, o episodio se repetiu outras vezes, quando a santa desaparecia ao ser retirada das margens do rio. Esta história chegou aos ouvidos do governador da época, que ordenou que se levasse a imagem para o Palácio do Governo, onde ficou sob intensa vigilância. Mesmo com toda a atenção, pela manhã o altar estava vazio. Impressionados com tais fatos, os devotos concluíram que os milagres significavam que Nossa Senhora queria ficar às margens do rio Igarapé. A ermida, então, foi edificada ali, ao lado de onde Plácido construíra a sua casa. Com o passar dos anos, a história se disseminou e o lugar foi ficando famoso. A inauguração da igreja ocorreu em 1941, já com o título de Basílica. Suas linhas arquitetônicas seguem o estilo romano, num templo com 62 metros de comprimento e 20 de altura. O interior tem a nave central e duas naves laterais, divididas por 36 colunas de granito róseo. O Círio é um conjunto ou sequência de rituais que tem início no segundo sábado de outubro, com uma procissão noturna. São 15 dias em que são realizadas as procissões, em muitas horas, num longo percurso por Belém. Além destas, existem as comemorações religiosas, com as missas, novenas e romarias, além do arraial, com barracas, feiras, parque de diversões e fogos-de-artifício. O ponto alto da festa é quando ocorre o almoço do Círio, com comidas típicas, como o pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá ou o casquinho de carangue. O desfecho ocorre no quarto domingo de outubro, na procissão de retorno, chamada Recírio.


Juazeiro do Norte/CE

O município de Juazeiro do Norte está localizado no Vale do Cariri, no extremo sul do Ceará e a 563 km de Fortaleza. É ali que tem destaque a figura do Padre Cícero Romão Batista, "Padim", cuja origem vem do século XIX. Padre Cícero fixou residência em Juazeiro no ano de 1872, mudando os hábitos da população local, iniciando-a nos passos da religião. Mas é o ano de 1889 que marca o episódio atípico. Padre Cícero, ao dar uma hóstia consagrada à beata Maria Magdalena do Espírito Santo, surpreendeu-se quando a hóstia se transformou em sangue. O fato se repetiu dezenas de vezes com diferentes outros moradores da cidade. Mesmo que o padre não tenha sido nunca beatificado, o movimento de peregrinação até Juazeiro começou a vir de todo o país desde então.


Santuário do Divino Pai Eterno/GO

Entre os dias 24 de junho e 3 de julho acontece a Festa do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade, em Goiás. O evento completa 172 anos em 2012 e atrai cerca de 2,5 milhões de fiéis todos os anos – que se dividem entre as diversas atrações da festa: são mais de 100 missas e 46 novenas, 11 procissões, além de batizados e confissões. De acordo com a tradição, o casal Constantino Xavier e sua esposa Ana Rosa encontraram um medalhão de barro com a Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Após beijarem a imagem e a levarem para casa, ocorreram diversos milagres que ficaram conhecidos em toda a cidade e posteriormente em todo o país. Para saber mais, acesse o website oficial do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.


Basílica de São Francisco das Chagas/CE

É o maior santuário franciscano das Américas e o quarto maior do mundo, atrás apenas de basílicas situadas na Itália. A Basílica de São Francisco das Chagas foi construída em 1796 na cidade de Canindé, no Ceará. Um dos maiores atrativos do local são as relíquias de três santos muito conhecidos pelos fiéis brasileiros: São Francisco de Assis, São Paulo e Santa Luzia. A maior quantidade de visitações acontece no segundo semestre, época da Festa de São Francisco das Chagas (10 a 20 de outubro), que atrai centenas de milhares de romeiros ao local. Para saber mais, acesse o website oficial do Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas.


Santuário da Beata Irmã Dulce dos Pobres (BA)

Também conhecida como Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, atrai anualmente milhares de fiéis, em especial na semana de 13 de agosto – “Dia da Bem-aventurada irmã Dulce”. O santuário está em funcionamento desde 2003, no Largo de Roma, cidade baixa de Salvador. Com capacidade para mil pessoas sentadas, o local está sendo construído aos poucos, com a ajuda de doações de fiéis e empresas de materiais de construção. Irmã Dulce recebeu o título de beata pela Igreja Católica em 22 de maio de 2011. Para saber mais, acesse o website oficial sobre a Irmã Dulce.


Santuário de Madre Paulina/SC

Em meio a um parque ecológico com bosques, cachoeiras, animais e trilhas, o Santuário de Madre Paulina é uma ótima opção para quem deseja orar e também se aproximar da natureza. Em média 30 mil fiéis visitam o local na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina. Outro destaque do santuário é sua arquitetura, com geometria que remete ao formato de duas mãos em prece e permite ventilação e grande acesso de luz natural – ótimas características para quem busca um espaço ideal para práticas religiosas."

www.dicas.jeitoetalento.com.br
 



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer MENSAGENS PARA DEBUTANTES_dicas JT
 
  PALAVRAS-CRUZADAS DE DEBUTANTES_passatempos JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Burin Auto Center = pneus, alinhamento, balanceamento = Burin Auto Center...
 
...DICAS DE RELIGIÃO DE UM MODO GERAL
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
DICAS (JT)

DICAS (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. DICAS    
  PÁGINAS << 01 ... 01 02 02 ... 02 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu s Piadas de DecoraçãoHomem X MulherPiadas de CasamentoPiadas de FamíliaPiadas de GênioPiadas de Pão-DuroFrases EngraçadasAí a Briga Começou...Piadas de PortuguêsQuem Nunca ...Piadas de PresentesPiadas GeraisPiadas de InformáticaFemininas / FeministasAdivinhasPiadas de BelezaPiadas de PapagaioPiadas de Moda e ModelosPiadas de ConstruçãoPiadas de EscolaPiadas de BêbedosPiadas de Guia de TurismoPiadas da Vida RealQual a Diferença ...Piadas de FutebolO Que É O Que ÉPiadas de Auto-EstimaPiadas de GastronomiaPiadas de LoirasPiadas de Economia / EconomistasPiadas de CúmulosPiadas de Turistas

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Valdirart Design_design gráfico _Sartori Informática_micros-cursos-internet à rádio _Tendas Global_tendas, palcos, locação _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas _Guardião - Segurança Eletrônica _Anuncie Aqui!

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.cscvasos.jeitoetalento.com)
(JT) (www.piadas.jeitoetalento.com)